18° dia - de Rüdsheim am Rhein a Heidelberg (125 km)

(1.484 km acumulados)
Sim, nossa cicloviagem chegou ao fim! Foram 1.484 km em 17 dias de pedal (mais 1 dia de descanso), o que dá uma média de 89,2 km por dia.  Como a topografia das regiões percorridas não é muito montanhosa e o trajeto é quase todo asfaltado, essa média não foi pesada.
Nossa cicloviagem atravessou França, Bélgica, Holanda e Alemanha, como vocês podem ver no mapa abaixo:



Tivemos no total dois pneus furados, felizmente nenhum acidente e praticamente nenhuma chuva, somente um pouco de garoa em algumas cidades. Foram dias de cumplicidade, companheirismo, aprendizado e descobertas. Foi uma aventura incrível, que certamente marcará nossa vida para sempre.
Para finalizar essa saga, o pedal de hoje foi bem puxado, uma vez que resolvemos rodar 125 km. Nossa meta era chegar a Heidelberg; até poderíamos ter parado antes e continuado o pedal na segunda, pois nosso ônibus de Heidelberg para Paris sai apenas na madrugada de segunda para terça. Porém, o ideal seria já amanhecer em Heidelberg, porque assim daria para curtir mais a cidade durante a segunda-feira e viajar à noite descansados. Com essa ideia em mente, tomamos um café da manhã super-reforçado no hotel em Rüdsheim e saímos cedo para encarar aquela que seria a mais longa jornada até agora.
Foi um dia de poucas fotos e foco no pedal. Apesar de o trajeto ter vários trechos off-road e de termos tido um pneu furado, mantivemos um bom ritmo até os 100 km.

Algumas cenas do caminho, em um dia de foco no pedal.



Parece quadro de Van Gogh, mas é uma estradinha alemã.
Pequena pausa para fotografar a cidade de Mainz.

E sempre arruma-se tempo para catar fruta no mato!



Mas por volta dos 100 km surgiu um problema. Nada abre de domingo na Alemanha, pelo menos não nas cidades pequenas. A gente tinha comprado alguns pães e sucos uma padaria de Rüdsheim de manhã, mas depois dos 100 km já tinha acabado tudo e a água estava nas últimas gotas. Pelas cidadezinhas por onde passávamos, ninguém nas ruas e tudo fechado.
Até que, a uns 20 km de Heidelberg, por sorte encontramos um restaurantezinho turco aberto . Eles serviam não apenas o tradicional kebab, mas também pizzas, massas, sanduíches, enfim, de tudo um pouco. Pedimos um prato de massa para cada um - e aí, sim, com esse reforço conseguimos chegar a Heidelberg.

Refresco turco para acompanhar a refeição.

O dia seguinte foi para relaxar e conhecer a linda cidade de Heidelberg.
A ponte antiga e o castelo  (abaixo) são os cartões-postais de Heidelberg.




Dá para fazer uma longa caminhada no interior e nos jardins do castelo.

E o passeio atrai multidões de turistas.




Fora da área do castelo, Heidelberg também tem ruas e praças muito charmosas.




As bicicletas estão por toda parte.
Basta ver o estacionamento de bikes da estação de trem.

E assim terminamos mais uma cicloviagem, felizes, realizados e já pensando na próxima.
Obrigada a todos que acompanharam a aventura por este blog.  Estamos à disposição para tirar dúvidas de quem queira repetir esse trajeto ou simplesmente tenha curiosidade de saber como é uma viagem de bicicleta. Boas vibrações para todos vocês!


6 comentários:

  1. Maravilhoso, obrigado por compartilhar essa aventura conosco, Deus os abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amigo! Em breve estaremos juntos novamente nas trilhas de Jundiaí.

      Excluir
  2. Acompanhei toda a viagem e me sentia como se estivesse lá; parabéns e obrigado por compartilhar. Europa é um destino que dificilmente irei pedalar, por diversos motivos. Quando li o nome Heidelberg, voltei algumas décadas em minhas lembranças pessoais, pois trabalhei muitos anos na indústria gráfica e o nome Heidelberg é o de uma conhecidíssima marca de impressoras, acho que líder mundial.

    Aguardando pela próxima aventura.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns...MT legal vossa cicloviagen...até completar 50 anos espero fazer com minha namorada essa mesma viagem até pk conheço um pouco aa Normandia e achei MT bem escolhidos o trajeto.obrigado pelos relatos e fotos.abrçao e bons pedais para vcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Francisco! Se tiver alguma dúvida, é só falar. Abraços,

      Excluir