13° dia - de Breda a Lierop (90 km)

(1.011 km acumulados)
Cidades grandes costumam ser um dilema para o cicloviajante. Por um lado, é nelas que ficam as atrações turísticas tradicionais e a infraestrutura de mercados e hotéis. Por outro, entrar e circular nelas é sempre estressante. Mesmo em países com um excelente planejamento para o ciclismo, como Bélgica e Holanda, é claro que é menos agradável enfrentar trânsito, semáforos e outros ciclistas apressados a caminho do trabalho do que pedalar tranquilamente por uma floresta.
Pesando esses prós e contras, e como já temos algumas cidades grandes no roteiro da Alemanha, hoje decidimos tirar uma folga da civilização e curtir o dia na Holanda rural. Assim, passamos o dia todo na ciclorrota LF13, que leva à Alemanha, sem nos afastar nem um instante de seus caminhos em meio a fazendas e cidadezinhas.
Toda cidade tem sua igreja.


Às vezes tem monumentos aos animais locais.

E por falar em animais, achamos até um lhama. 

Não sei do que é essa plantação toda florida, mas tem muito na Holanda.

Caminhos por florestas...

...com direito até a singletrack. 

Uma coisa interessante que temos visto por aqui são lugares em que existe uma estrada de terra com muita areia para os carros e ao lado - felizmente - uma ciclovia asfaltada. Vejam na foto abaixo:


Em uma das cidadezinhas que atravessamos estava tendo um festival local. O Eduardo aproveitou para brincar de tiro ao alvo e até ganhou uma prenda!



Hoje também atingimos a marca de 1.000 km rodados. Com isso, essa já é a maior cicloviagem da minha vida e a maior que fazemos juntos. Para comemorar,  decidimos dormir em um B&B bem charmoso na cidadezinha de Lierop.







2 comentários: