17° dia - de Coblença a Rüdsheim am Rhein (75 km)

(1.352 km acumulados)

Quando compramos a passagem de avião de ida e volta para Paris,  sabíamos que seria praticamente impossível voltar pedalando. Nossa ideia era pedalar até um ponto do caminho e depois pegar um trem ou ônibus de volta. Agora, que a viagem  (infelizmente) está terminando, começamos a pesquisar opções para fazer essa operação e acabamos decidindo pegar um ônibus em Heidelberg, cidade bem turística da Alemanha.
De Coblença a Heidelberg são aproximadamente 200 km, e a gente tem 3 dias para chegar lá. Assim, saímos hoje do camping em Coblença com a intenção de rodar pelas margens do Reno até onde desse vontade de parar. A vontade veio na incrível cidadezinha de Rüdsheim am Rhein,  declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco e um dos pontos turísticos mais visitados da Alemanha.
Vejam só por que resolvemos parar lá:

O templo de Niederwald é um dos pontos mais conhecidos de Rüdsheim. Foi construído por um nobre em 1790 e se tornou um símbolo do Romantismo alemão. O compositor Beethoven e o escritor Goethe, entre outros artistas, visitaram o local em busca de inspiração.

O chope de hoje foi especial.  Tim tim!

O Monumento de Niederwald também faz parte das atrações na zona alta da cidade.

Chegamos até essa parte alta de teleférico.

E a parte baixa também tem atrações bacanas, como o Castelo de Brömsenburg, que data do século X.

É possível caminhar pela área do castelo...

...que tem vários artefatos históricos, como essa antiga máquina para prensagem das uvas, usada na produção de vinho.

Isso sem falar na fofa Drosselgasse, a rua mais badalada da cidade.

Mas não pensem que Rüdsheim foi a única atração do dia. O trecho do Reno que percorremos hoje é simplesmente repleto de castelos e lindas cidadezinhas. Confiram um pouco do que vimos no caminho:

Castelos e mais castelos à margem do Reno.

Existem inúmeros campings ao longo do Reno.

Pudemos ver que o transporte de carga pelo rio é muito comum.

Chegamos a Rüdsheim de ferry. Esta é a cidade vista do rio.