3°dia - de Isny im Allgaü a Füssen (73 km) + dia de turismo em Füssen (10 km)

(267 km acumulados)

Estamos em Füssen,  famosa pelos castelos dos reis bávaros.
O terceiro dia de pedal foi aquele com maior altimetria até agora: 744 metros de ascensão em aproximadamente 70 km. Em compensação,  a temperatura ficou um pouco mais amena à medida que subimos as montanhas, e a quilometragem também foi mais baixa do que nos outros dias.
Pelo caminho,  estradinhas rurais em meio a plantações e lagos. No trecho final, os Alpes se tornaram paisagem constante.

Um dia de bastante ladeira.

Mas também caminhos agradáveis e belas paisagens.





Olha os Alpes lá! 

Até pela quilometragem um pouco mais baixa, o terceiro dia também foi aquele em que chegamos mais cedo ao destino, pouco depois das quatro da tarde. Nos arredores de Füssen já dava para perceber os restaurantes e hotéis charmosos dessa cidadezinha bem turística. Além disso, já encontramos as primeiras placas da Via Claudia Augusta,  que seguiremos a partir daqui! 

Primeiras placas da Via Claudia Augusta.

Percurso do terceiro dia. 

Depois de três dias intensos de pedal,  decidimos tirar um dia para descansar e aproveitar esta espetacular cidade. Eu e Eduardo já estivemos aqui cinco anos atrás, da primeira vez em que percorremos a Via Claudia Augusta. Porém,  naquela ocasião demos azar com o tempo,  pois estava chovendo e fazendo muito frio. Desta vez foi exatamente o oposto: amanheceu um dia lindo,  ensolarado e com um calor surpreendente para uma região que está aos pés dos Alpes. 
Para começar bem o dia,  em vez de comprar produtos no mercado e preparar o café no apartamento onde estamos, decidimos tomar um café da manhã reforçadíssimo em um hotel da cidade.  Em seguida,  pegamos as bikes para ir até as principais atrações turísticas de Füssen: os castelos de Hohenschwangau e Neuschwanstein, que ficam a uns quatro quilômetros da cidade.
Antes de entrar na ciclovia que leva até lá, calibramos os pneus em uma daquelas bombas públicas que existem por aqui. Na de Füssen,  além da bomba em si há um kit de ferramentas que o ciclista pode usar à vontade.  Muito prático! 

Bomba e ferramentas de uso público. 


Calibrados os pneus, rumamos para o complexo de castelos. Os castelos de Hohenschwangau e Neuschwanstein foram construídos no século XIX respectivamente pelo rei Maximiliano II e por seu filho, o rei Ludovico II, ambos reis da Bavária. O segundo castelo, o de Neuschwanstein, é muito conhecido por ter inspirado o logotipo da Disney. 
Como eu e o Eduardo já tínhamos visitado Hohenschwangau da outra vez,  resolvemos comprar o ingresso para visitar Neuschwanstein, que seria uma novidade para todos.  Enquanto esperávamos pelo horário marcado (cada grupo de turistas tem um horário específico para entrar,  e num dia bonito como hoje a espera pode ser longa), aproveitamos para caminhar pelo lindo complexo de edifícios reais.
E, para não deixar de pedalar nem no dia de descanso,  fizemos um passeio de... pedalinho!

O castelo Hohenschwangau...

... e o Neuschwanstein.

Magnífico! 

Brincando de pedalinho.


A paisagem também é incrível vista do lago. 


Depois de um dia tão agitado,  é hora de descansar porque amanhã temos um desafio e tanto: subir as montanhas do Tirol e cruzar os Alpes pela primeira vez,  na temida passagem Fernpass.  Serão nada menos que 1.300 metros de ascensão. Haja perninha!

3 comentários: