29 de agosto - Munique-Donauwörth-Augsburg

1° dia de pedal (Donauwörth a Augsburg): 55 km
Em vez de seguir o plano inicial, que era ir de trem a Donauwörth à tarde, dormir lá e só começar o pedal no dia seguinte, resolvemos pegar o primeiro trem, às 8h, chegar lá às 9h30, conhecer um pouco a cidade e sair pedalando no mesmo dia. Assim, se tudo der certo, vamos ganhar um dia a mais no final da Via Claudia para conhecer Veneza. 
Pesou a favor da nossa decisão o fato de não estar muito quente (por isso não precisamos nos preocupar em fugir do sol) e de o sol estar se pondo apenas às oito da noite. Nessas condições, podemos começar a pedalar depois das 10h sem problemas. Foi exatamente o que fizemos nesse dia, pois começamos a pedalar umas 11h. 
Mas antes preciso contar a nossa aventura para chegar a Donauwörth... Tínhamos comprado a passagem na noite anterior, na estação central de Munique, e sabíamos que o trem sairia da plataforma 17. Quando o trem parou na plataforma, não tínhamos certeza se já podíamos entrar, porque as portas ficam fechadas, então ficamos esperando para ver se alguém entrava. Uma garota entrou e nós entramos logo depois. Já estávamos com as bikes amarradas no vagão quando, de repente, a locutora da estação deu uma informação em alemão – que nós não entendemos, é claro – e a mocinha saiu correndo do vagão. Tentamos sair também, mas a porta já tinha sido trancada! 
Por sorte, um maquinista do lado de fora nos viu trancados lá e nos ajudou a sair. Uma parte do trem ia para Donauwörth, mas aquele vagão onde a gente tinha entrado, não! 
Felizmente deu tudo certo e, apesar do susto, conseguimos nos instalar no vagão correto e chegar a Donauwörth no horário planejado. Chegando lá, tiramos algumas fotos da cidadezinha e partimos para o primeiro dia de pedal!

Quase ficamos presos dentro do trem, mas no fim deu tudo certo e conseguimos chegar a Donauwörth!


Entrada do centro histórico.

Esta é o Riede Tor, o único dos quatro portões da cidade que sobreviveu até os dias de hoje.
Donauwörth faz parte da "Rota Romântica" alemã.

Começamos exatamente no marco zero da Via Claudia, que fica no escritório de informações turísticas. Logo de cara começou a confusão, porque o GPS mandava ir para um lado, mas as placas da própria Via Claudia mandavam ir para outro. Além disso, ainda não tínhamos percebido que na verdade existem DUAS sinalizações da Via Claudia: uma para quem está indo da Alemanha para a Itália, e outra para quem está voltando. Então, em alguns momentos, as placas parecem contraditórias, pois apontam em diferentes direções.

O marco zero da Via Claudia, bem em frente ao escritório de informações turísticas de Donauwörth.

Apesar das hesitações, conseguimos seguir em frente e completar o percurso do dia sem grandes problemas. Na verdade, esse primeiro dia de pedal foi "mamão com açúcar": apenas 55 km em um terreno praticamente todo plano. 
A primeira metade não foi muito interessante, passando ao lado de gigantescas plantações de algum tipo de bulbo (seria alguma espécie de batata?). Mas a segunda metade, seguindo por trilhas em meio à floresta e depois ao lado do rio, foi maravilhosa.
Lindas trilhas em meio à floresta.

Depois o sol abriu e pedalamos ao lado de um rio.


Hotel em Augsburg: Jakober Hof (69 euros p/ o casal - café da manhã incluso) - prós: bom café da manhã, quarto grande; contras: as bikes ficam ao relento, internet só na recepção.

10 comentários:

  1. Estou adorando o relato.Farei essa viagem em setembro desse ano. Obrigado por compartilharem a experiência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Vera! Se precisar de alguma informação extra, é só pedir. Um abraço!

      Excluir
    2. Ola Vera, eu tbem quero fazer em setembro, vc ja tem suas datas?
      Thelma estou comecando a ler o blog agora...curiosaaa rsrs. obrigada por dividir sua experiencia. um abraco. Fatinha.

      Excluir
  2. BOA NOITE, AQUI EGORN NOVAMENTE, COMPRAR BAGAGEIRO, SUPORTE DA THULE QUE FIXA NA BALANÇA TRASEIRA SERÁ QUE É MAIS BARATO LÁ NA EUROPA?, NESTA LOJA QUE VC. FALOU EM MUNIQUE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Egorn! Em geral as peças são mais baratas lá, mas como o euro está muito caro é bom fazer as contas antes. Sugiro entrar no site das lojas em Munique e pesquisar.

      Excluir
  3. Excelente este trabalho de relatar viagens em blog. Irei me inspirar e criar um também. Irei iniciar com a via Cláudia Augusta.

    ResponderExcluir
  4. O que vocês acharam de viajar nesta época? Muito frio? Ainda tem neve nos Alpes? Chove?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carlos! Nos Alpes sempre faz frio (perto de zero grau), mas não pegamos nevasca nem vimos neve. Quanto à chuva, pode ocorrer, sim, especialmente na montanha. Mas não pegamos dias de chuva direto, somente em alguns momentos.

      Excluir
  5. BOM DIA VERA. Em junho chego a Munique para fazer a Claudia Augusta. Tenho que comprar a passagem de trem[ com bike] de Munique a Donauworth com antecipação?? quando acesso nao acho incluir Bike . Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  6. No comentario anterior disse Vera, desculpe Thelma

    ResponderExcluir