1 de setembro – Füssen

Dia sem pedal.

Decidimos tirar o dia para resolver algumas questões práticas, como lavar roupa e baixar os vídeos que o Eduardo vem gravando. Além disso, queríamos conhecer os famosos castelos dos reis bávaros, que são a grande atração de Füssen.
Começamos o dia tomando café da manhã no centro da cidade, que é lindíssimo!
Café da manhã no centro de Füssen.

O centro histórico de Füssen é uma gracinha.

Ficamos desanimados quando várias pessoas – até mesmo a atendente do centro de informações turísticas – nos disseram que não havia nenhuma lavanderia automática na cidade. Mas eu me lembrava de ter visto na internet que o Albergue da Juventude tinha. Eu cheguei até a pensar em programar a hospedagem para lá por causa dessa comodidade, mas só havia quarto com banheiro compartilhado e, dentre as nossas (poucas) exigências para a hospedagem, está o banheiro privativo.
Decidimos arriscar e levar nossa roupa suja até lá, na esperança de que nos deixassem comprar fichas e usar as máquinas mesmo não estando hospedados. Por sorte, fomos super bem recebidos e nos deixaram lavar a roupa. Enquanto esperávamos, também nos deixaram usar o sinal de internet!
Voltamos ao hotel para deixar o saco de roupas e nos preparamos para pedalar os 5 km até os castelos. Infelizmente, a chuva recomeçou com toda a força, derrubando a temperatura e causando grande incômodo.
Como não temos muita paciência para visitas guiadas, conhecemos apenas um dos castelos, mas foi bem legal.
Castelo de Neuschwanstein, que inspirou o castelo da Cinderela nos desenhos da Disney.

Castelo de Hohenschwangau, construído entre 1832 e 1836 para ser a residência de verão da família real bávara.

Muita chuva e frio neste dia...

Os ricaços da cidade moravam nestas lindas construções ao redor do castelo, hoje transformadas em lojas e restaurantes.

Tiramos várias fotos, apesar da chuva, e voltamos ao centro da cidade tentar achar uma lan house onde o Eduardo pudesse descarregar os vídeos. Precisávamos, na verdade, não da conexão com a internet, e sim de um computador com entradas USB para conectar a câmera e o HD externo.
Acabamos achando uma lan house, mas estavam fechando e não deu tempo de fazer o que precisávamos. Após sermos praticamente expulsos do lugar, achamos outra lan house. Porém, as máquinas não permitiam a leitura de periféricos – e o dono, um senhor bem carrancudo, não falava uma palavra em inglês e não parecia nem um pouco interessado em nos ajudar.
O jeito foi voltar ao hotel e jantar mais costelinhas de porco com vinho!
Mais um bom jantar no Steakhause Füssen!