10 de setembro – Treviso a Mestre (Veneza) - FIM DA VIAGEM!

12° dia de pedal (Treviso a Mestre): 50 km

Como dito no post anterior, a Via Claudia propriamente dita termina na localidade de Altino, antes de Treviso. É tradicional, porém, que o cicloturista continue até Veneza. Afinal de contas, quem não quer terminar uma cicloviagem dessas em grande estilo, passeando pelos românticos canais venezianos?
Mas quando falamos em pedalar até Veneza, é importante frisar que não estamos falando da Veneza insular, e sim da parte da cidade que fica em terra firme, ou seja, o distrito de Mestre. Se você estiver percorrendo a Via Claudia de bicicleta, nem pense em se hospedar em Veneza: você vai enlouquecer ao tentar passar com a bike e os alforjes pelas ruazinhas estreitas e superlotadas. O mais indicado é, sem a menor dúvida, hospedar-se em Mestre.
Foi por isso que logo cedo, ainda em Treviso, ligamos pelo Skype para um hotelzinho em Mestre e já deixamos nosso quarto reservado. De Treviso em diante, obviamente não há mais sinalização da Via Claudia, pois ela já terminou. No entanto, é possível guiar-se por estes adesivos com uma espécie de tridente.

Os adesivos com tridente ajudam a achar o caminho até Mestre (Veneza).

Esta última etapa da viagem é relativamente tranquila: são cerca de 50 km em um percurso quase totalmente plano, e boa parte dele é feito em ciclovias. Apenas nas proximidades de Mestre é necessário pegar autoestradas, mas vimos vários outros ciclistas por lá e acabamos perdendo o medo de trafegar no minúsculo acostamento.
Chegamos a Mestre por volta da hora do almoço e ainda deu tempo de passar num simpático mecânico para trocar os raios da bicicleta do Eduardo – sim, ele estava com mais três raios quebrados!
Depois de deixarmos as bikes no hotel e tomarmos banho, lá fomos nós conhecer Veneza. Além de ser uma atração turística realmente imperdível, visitar a cidade tem um gostinho de comemoração – afinal, é o último ponto de uma jornada mágica, transformadora, que se iniciou 13 dias atrás, em uma cidadezinha da Alemanha. Percorrer a Via Claudia Augusta é, com certeza, uma experiência única e maravilhosa que toda pessoa que ama a bicicleta deveria pensar seriamente em realizar!

Depois de percorrer os 740 km da Via Claudia Augusta, fomos curtir Veneza!

Uma das famosas gôndolas.

Em um dos canais de Veneza.

Campanário da Basílica de San Marco, um dos pontos mais visitados pelos turistas.

O leão alado, símbolo do poderio de Veneza, está no alto de uma das portas da cidade.

Passeando de lancha por Veneza.

Veneza: o ponto final de uma viagem mágica!



Nenhum comentário:

Postar um comentário