REFLEXÃO DO DIA - DESAPEGO
Vivemos em uma sociedade onde somos impelidos a comprar o que não precisamos, com o dinheiro que não temos, para mostrar às pessoas que não gostamos que somos quem não somos. Vejo essa cultura sendo transmitida de pai para filho e de geração para geração.
As pessoas deveriam ao menos uma vez na vida viver um tempo somente com o mínimo indispensável para manter-se saudável, feliz e vivo.
Vejo pessoas com celulares, bicicletas, carros e outros símbolos de consumo novos e já pensando em comprar um novo modelo só para manter-se "up to date" em relação ao mercado.
E por falar em mercado esse está gerando cada dia produtos que duram menos para que você esteja sempre comprando mais do mesmo, e consumindo mais e mais recursos, mais e mais pedaços do planeta.
Tenho fé de que ainda vou fazer parte de uma sociedade que conseguiu destruir o mercado e mostrar ao dinheiro e ao poder quem é dono de quem.
Viajar de bicicleta te coloca um pouco nessa posição, pois você rompe com sua rotina diária de dedicar todo seu tempo ao sistema e passa a viver na velocidade da bike, rosto ao vento e levando somente e tão somente aquilo que é indispensável para manter-se vivo e rodando.
Essa é a filosofia do Cicloturismo.
Ainda não cheguei no nível de desapego de amigos queridos do Cicloturismo - Antonio Olinto e Rafaela Asprino e tantos outros que fazem parte do Clube de Cicloturismo do Brasil, mas um dia conseguirei dedicar mais tempo a estrada da vida e menos tempo a esteira da produção e do consumo.
Um abraço a todos