Uma das incríveis vistas que o cicloturista pode apreciar na Via Claudia Augusta. |
A primeira cicloviagem que vamos relatar aqui é a da Via Claudia Augusta, uma estrada construída há mais de 2.000 anos pelos romanos para ligar a região da Baviera, na Alemanha, ao Mar Adriático. Hoje a estrada foi transformada em um roteiro de cicloturismo, bem sinalizado em quase toda a sua extensão e formado principalmente por ciclovias ou estradas rurais (incluindo uns 40% de trechos off-road).
A Via Claudia Augusta começa na cidade alemã de Donauwörth, próxima a Munique, e pode terminar em Mestre, perto de Veneza, ou em Ostiglia, perto de Verona. No total, o trajeto tem aproximadamente 750 km e passa por quatro países: Alemanha, Áustria, Suíça (só um pedacinho!) e Itália.
Veja os dados básicos de nossa viagem:
Quando fomos? – entre o fim de agosto e o início de setembro de 2014.
Quantos quilômetros percorremos? – 740 km, de Donauwörth a Mestre (Veneza).
Em quantos dias? – Em 12 dias de pedal, com um 1 dia no meio para descanso (total de 13 dias).
Qual foi a média de quilometragem? – Média de 61,5 km por dia.
Como planejamos a viagem? – Saímos do Brasil com uma lista das cidades onde pretendíamos dormir e dos hotéis e pousadas onde pretendíamos nos hospedar. Essa lista foi preparada com base nas preciosas dicas do blog Pedalando na Via Claudia Augusta e também de amigos que haviam feito anteriormente o trajeto. Durante a viagem, acabamos fazendo algumas alterações no roteiro inicial, como você poderá comprovar lendo as postagens.
Se você tem interesse em percorrer a Via Claudia Augusta de bicicleta, de maneira autônoma (sem agência de turismo), e ficou com alguma dúvida ou gostaria de receber mais dicas, não hesite em nos contatar pelos comentários do blog ou escrevendo diretamente para nossos e-mails.
Um vídeo que produzimos com um resumo da aventura pode ser visto aqui:
De Donauwörth, na Alemanha, a Mestre (Veneza), na Itália: os 750 km da Via Claudia Augusta. |